terça-feira, 5 de julho de 2011

O Sistema Capitalista

  
  Capitalismo é o sistema económico e social que surgiu na Europa durante a Idade Média. Lentamente, ele se Sobrepôs a outro sistema de produção - o feudalismo - tornando-se predominante a partir do século XVIII.














Burguesia e proletariado


  No sistema capitalista, a sociedade é marcada pela "tensão" entre duas classes sociais: a burguesia e o proletariado:


  A burguesia é uma classe social que surgiu nos últimos séculos da Idade Média (por volta do século XII e XIII) com o renascimento comercial e urbano. Dedicava-se ao comércio de mercadorias (roupas, especiarias, jóias, etc) e prestação de serviços (atividades financeiras). Habitavam os burgos, que eram pequenas cidades protegidas por muros.
  O proletariado era a classe trabalhadora das sociedades industriais no decorrer do século XIX até o último quartel do século XX, também chamada de classe operária (gente que tinha que vender a força de seu trabalho, geralmente de baixa qualificação, para sobreviver). 


Fases do Capitalismo

  Considerando seu processo de desenvolvimento, classifica-se o capitalismo em três fases: capitalismo comercial, capitalismo industrial e capitalismo financeiro:


O Capitalismo Comercial é a primeira fase do capitalismo, cujo se deu a expansão marítima onde a burguesia e a nobreza procuravam riquezas ( Ouro, Prata, especiarias, etc) fora das terras europeias.Teve como suas caracteristicas o desenvolvimento do transporte marítimo (bússola, caravela, etc.), os seus países líderes eram a Espanha e Portugal, e teve as maiores intervenções da natureza.








O Capitalismo Industrial foi marcado por transformações na economia, na sociedade, na política e cultura. Uma de suas características mais importantes foi a de transformar da natureza, uma quantidade bem maior de produtos aos consumidores, o que multiplicava o lucro dos produtores.
A essência do sistema não era mais o comércio. O bom lucro vinha da produção de mercadorias.






O Capitalismo Financeiro teve início na virada do século XIX para o século XX (1875-1914), com o crescimento acelerado da economia, gerando um processo de concentração de capitais. Após a 1º Guerra Mundial ocorreu a consolidação efetiva do capitalismo financeiro, quando as empresas tornaram-se mais influentes e poderosas, acentuando a internacionalização dos capitais. Houve a formação dos primeiros trustes, cartéis e conglomerados, dando início à fase financeira e monopolista do capitalismo, com o surgimento de várias empresas: indústrias, bancos, corretores de valores, casas comerciais, etc. 




         



O Sistema Socialista


   
   O Sistema Socialista é um regime político económico que começou a ser idealizado por pensadores como Karl Marx pouco tempo depois da Revolução Industrial inglesa de 1760, quando os operários passaram a lutar por melhores condições de vida. O socialismo ´pregava que: só deveria existir um partido; a economia não deveria ser regida pelo mercado, e sim por planos quinquenais (5 em 5 anos), onde seriam afixados os preços; era contra o lucro e a propriedade privada; defendia que as empresas deveriam ser estatais; e ao contrário do capitalismo, o socialismo não estimulava o consumismo. Esse regime começou a perder adeptos quando as nações socialistas chegaram a um nível de esgotamento, e quando começaram a perceber (principalmente os países do leste europeu) que seu padrão de vida estava estagnado em relação ao dos países capitalistas.


Características do Socialismo


As características do socialismo são completamente diferentes em relação ao capitalismo, a seguir veja os principais aspectos socialistas: 

• Meios de produção socializados: no socialismo toda estrutura produtiva, como empresas comerciais, indústrias, terras agrícolas, dentre outros, são de propriedade da sociedade e gerenciados pelo Estado. Toda riqueza gerada pelos processos produtivos são igualmente divididos entre todos. 

• Inexistência de sociedade dividida em classes: como os meios de produção pertencem à sociedade, existe somente uma classe; a dos proletários. Todos trabalham em conjunto e com o mesmo propósito, melhorar a sociedade. Por isso não existem empregados e patrões. 

• Economia planificada e controlada pelo Estado: o Estado realiza o controle de todos os seguimentos da economia e é responsável por regular a produção e o estoque, o valor do salário, controle dos preços e etc. Configuração completamente diferente do sistema liberal que vigora no capitalismo, no qual o próprio mercado controla a economia. Dessa forma, não há concorrência e variação dos preços.



A experiência russa


  O primeiro país a adotar o socialismo como sistema socieconômico foi a Rússia, em 1917.
   Em 1922, formou-se a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS), constituída por quinze repúblicas socialistas, cujo poder central estava concentrado em Moscou, na Rússia.
   Após a Segunda Guerra Munsial, outros países, principalmente do leste da Europa , foram incorporados à URSS.
   O modelo de governo instaurado na Rússia e no Leste europeu não seguiu as propostas originais do Socialismo. Na verdade, o regime colocado em prática favoreceu uma classe de burocratas estais ( formada pelos dirigentes desses países ) que impedia o povo de participar das decisões.




A guerra fria

   Logo depois do término da II Guerra Mundial, Estados Unidos e União Soviética começam uma disputa pela hegemonia política mundial. Os soviéticos tinham como base um sistema socialista, com um partido único (Partido Comunista). Já os americanos eram governados por um governo democrata firme. Ambos querem implantar suas políticas pelo mundo, e esse duelo de egos causa a chamada Guerra Fria. Esse termo, "Guerra Fria", foi utilizado devido ao grande poder adquirido pelas nações em relação a armamento nuclear, que poderia tornar o conflito "quente". Nesta época, formaram-se dois blocos militares, cujo objetivo era defender os interesses militares dos países membros. A OTAN - Organização do Tratado do Atlântico Norte (surgiu em abril de 1949) era liderada pelos Estados Unidos e tinha suas bases nos países membros, principalmente na Europa Ocidental. O Pacto de Varsóvia era comandado pela União Soviética e defendia militarmente os países socialistas.


























O Muro de Berlim


   
   O maior símbolo da divisão do mundo entre capitalistas e socialistas foi a construção do Muro de Berlim, em 1961.
   O muro foi erguido pelo governo da Alemanha Oriental, para impedir a fuga de seus habitantes para o lado ocidental. Isso ocorreu porque, embora localizada dentro do território da Alemanha Oriental, a cidade de Berlim também estava em duas: a parte oeste, controlada pela Alemanha capitalista, e a parte leste, capital do governo oriental socialista.








Preço (part. B.o.b.)

Okay
Homem Coco
Cabeça-de-lua
E eu
(Vocês) estão prontos?

Parece que todo mundo tem um preço
Eu me pergunto como eles dormem durante a noite
Quando a venda vem em primeiro lugar
E a verdade vem em segundo lugar
Apenas pare por um minuto e
Sorria

Por que todos estão tão sérios?
Agindo por baixo dos panos
Você tem ambição no olhar
E seus saltos são tão altos
Que você não pode nem ter um bom
Momento

Todo mundo olha para a esquerda deles (sim)
Todo mundo olha para a direita deles (ha)
Você pode sentir isso (yeah)
Bem, pague-os com amor esta noite

Refrão:
Não é sobre o dinheiro, dinheiro, dinheiro
Nós não precisamos de seu dinheiro, dinheiro, dinheiro
Nós apenas queremos fazer o mundo dançar
Esqueça o preço

Não é sobre a (ha) grana, grana
Não é sobre a (sim) joias,joias
Queira fazer o mundo dançar
Esqueça o preço

(Ouça)
Precisamos voltar no tempo
Quando a música juntava todo mundo
Não tinha golpes baixos e prostituição
Sou o único ficando ... cansado?

Por que todos estão tão obcecados
Dinheiro não pode vai comprar felicidade
Se todos nós desacelerarmos e nos divertir agora
Garanto que estaremos nos sentindo
Bem

Todo mundo olha para a esquerda deles (sim)
Todo mundo olha para a direita deles (ha)
Você pode sentir isso (yeah)
Bem, pague-os com amor esta noite

Não é sobre o dinheiro, dinheiro, dinheiro
Nós não precisamos de seu dinheiro, dinheiro, dinheiro
Nós apenas queremos fazer o mundo dançar
Esqueça o preço

Não é sobre a (ha)grana, grana
Não é sobre as (sim)joias, joias
Queira fazer o mundo dançar
Esqueça o preço

(B.o.B.)
Isso, Isso
Bem, mantenha o preço
E pegue o dinheiro de volta
Só me dê seis rios e meia pilha
E você pode ficar com os carros
Me deixe a garagem
E tudo que eu
Sim, tudo o que eu preciso são chaves e guitarras
E adivinhe? Em 30 segundos estou indo pra Marte
Sim, nós estamos atravessando essas pendências infindáveis
É assim, cara, você não pode por um preço na vida
Nós fazemos isso por amor, então nós lutamos e nos sacrificamos toda noite
Então, nós nunca vamos tropeçar e cair
Esperando pra ver um sinal de derrota uh uh
Então, nós vamos manter todos mexendo os pés
E traremos de volta a batida que todos cantam
Não é sobre você

Refrão:
Não é sobre o dinheiro, dinheiro, dinheiro
Nós não precisamos de seu dinheiro, dinheiro, dinheiro
Nós apenas queremos fazer o mundo dançar
Esqueça o preço

Não é sobre a (ha) grana, grana
Não é sobre a (sim) joias,joias
Queira fazer o mundo dançar
Esqueça o preço

Refrão:
Não é sobre o dinheiro, dinheiro, dinheiro
Nós não precisamos de seu dinheiro, dinheiro, dinheiro
Nós apenas queremos fazer o mundo dançar
Esqueça o preço

Não é sobre a (ha) grana, grana
Não é sobre a (sim) joias,joias
Queira fazer o mundo dançar
Esqueça o preço

Yeah yeah, oo-oooh
Esqueça o preço










Nenhum comentário:

Postar um comentário